Provando que santo de casa faz milagre, SIM! Lino Villaventura é um divodivodivo tão grandioso que me sinto até envergonhada por nunca ter escrito sobre ele por aqui. O cara é fabuloso mesmo, roupas de dar água na boca - ou melhor, roupas de fazer brilhar os olhos de quem vê. Fiquei boquiaberta quando soube que ele veio aqui, para Caruaru, para dar palestras de moda e eu... Tão perto, mas tão longe ao mesmo tempo. Mas tudo bem, agora falo sobre ele pra vocês e sim, no final do post, sinto que você também vai estar conquistada (ou conquistado :D) por looks tão magavilhosos. Ele foi um dos primeiros estilistas brasileiros a voltar os olhos para o mercado internacional. Em 1989, já com pouco mais de dez anos de carreira e referência na moda brasileira, o paraense, foi convidado pelo Itamaraty para representar o Brasil em uma feira internacional em Osaka, no Japão, a "World Trade Fashion".
Essa participação rendeu, viu? Teve destaque no jornal britânico Financial Times e não perdeu as oportunidades: logo estava com roupas em lojas de Tóquio, Osaka, Londres e Nova York. FRAAAQUINHO! :D
Em 1996, quando foi lançado o Morumbi Fashion Brasil, digamos assim, o "embrião" do São Paulo Fashion Week, Lino integrou a primeira equipe de estilistas que desfilaram. E até hoje, lança coleções belíssimas nas duas edições anuais do evento.
Sim, as queriaada Luciana de Viver a Vida fez ensaio na novela com roupas criadas por Lino, inspirado na Rainha Branca de "As crônicas de Nárnia".
Sua parceira é a sua mulher, Inez Villaventura, porque casal que gosta das mesmas coisas, enriquece junto. E vende em lojas Lino Villaventura de São Paulo e Fortaleza e em multimarcas de Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. Ou seja, se você está em qualquer lugar do MUNDO, vai esbarrar em alguma loja dele: de Recife a Osaka, Japão.
Capa da revista ELLE de algum mês aí. Raquel Zimmermann ficou o PODER com esse vestido exclusivo Villaventura *-*
Gosta de ser MAIS esclusiva ainda? Ele também faz roupas sob encomenda. Oi gente, eu faço formatura no final do ano, aceito presentes aê. Entre outras famosas, já vestiu Ruth Cardoso, Elba Ramalho, Xuxa ilari-lari-ê, ôôô e Rita Lee. Apesar do público predominantemente feminino, veste homens também, calma divos. As criações são misturas de materiais diversos como escamas de peixe desidratadas (nojento, mas com um belo resultado), borrachas, couro de cabra, palha de buriti, rendas, musselines e tafetás. Ah, tafetás, amo vocês.
Ele tem um jeito todo especial de visualizar na mente o próximo desfile: já se baseia em algo como 'vai ser todo coloridésimo' ou 'TU-DO branco, pessoal!' e eu achei isso bem interessante. Outra coisa que percebi foi que o forte dele, o que mais existe nos desfiles dele, são os vestidos. Claro, há exceções, mas digamos que 98% são vestidos. E o cara não repete UMA idéia, tudo muito muito muito divo, digno dele mesmo. Confira:
E na próxima quinta feira, Amir Slama, o rosto por trás da grife Rosa Chá (:
E que a moda esteja convosco o/