Valentino Garavani. Sinônimo de LU-XO, sofisticação, beleza feminina. Somente este estilista glorioso conseguiu passar a essência feminina para as roupas na passarela. Ele adotou o vermelho como cor característica da sensualidade feminina e tem até a cor com o nome dele. Sabe aquele vermelhor viiiiiivo mesmo? Vermelho Valentino. Você não tem uma cor com seu nome, pra ter idéia da grandiosidade do cara.
"Fazer moda não significa ser artista e levar coisas malucas para a passarela, mas muitos jovens designers pensam assim. Não devemos generalizar, mas não consigo entender por que desenham vestidos que, mesmo causando sensação durante o desfile, depois não podem ser usados. É errado querer somente se realizar, é preciso seguir o ideal de tornar as mulheres mais belas", disse Valentino, em entrevista à revista alemã Gala. Sobre sua aposentadoria das passarelas: "Foi emocionante, mas sabia estar no ápice de minha carreira: é melhor sair antes de começar a cair", declarou. Os famosos ficaram órfãos dos croquis do italiano - de seus bordados sofisticados, drapeados e plissados perfeitos. LINDOS, LINDOS, LINDOS.
Vestidos que, vamos combinar, são obras de arte.
Este estilista italiano nasceu em 11 de Maio de 1932, em Voghera, no norte de Milão. O seu sonho era mesmo ser estilista e, desde jovem, direcionou os seus estudos para o design de moda e para a língua francesa, preparando o salto para Paris, a capital mundial da moda. Descobriram e divulgaram as roupas de Valentino, possibilitando que o jovem estilista de Voghera rapidamente conhecesse a fama. O seu primeiro desfile de moda foi considerado uma revelação e rapidamente o encheram de encomendas.
Em 1972, lançou as suas coleções de pret-à-porter (pronto pra vestir, coleega) para homem e mulher, ao mesmo tempo que abria as primeiras lojas próprias em Roma e Milão CHYQUÊSA. Valentino apresentou também uma linha jovem, chamada Oliver (em homenagem ao seu cãozinho, own), e aumentou nos anos seguintes a sua arte para outros tipo de roupas, como gravatas, camisas e jeans. E para a decoração de interiores também, com têxteis, móveis e papel de parede. 1978 ficou marcado pelo lançamento, numa festa de luxo em Paris, do primeiro perfume da marca Valentino. Além de bolsas e 'saltxos altxos' básicos :D
Desfile em 2007
Atualmente, há cerca de 560 lojas no mundo inteiro que vendem a marca Valentino e mais 60 que se dedicam comercializando peças exclusivas do divo e que inclui uma lista enoooooooorme de admiradoras inclusive eu!
Frases imortalizadas por nosso divo:
•"Amo as mulheres. Sempre tentei fazê-las parecer muito sensuais, muito glamourosas".
•“Enquanto todos vivemos em um mundo de distrações, desde a hora em que acordo me concentro em um único objetivo: comunicar beleza e perfeição."
•"Uma mulher de vermelho está sempre magnífica: ela é, no meio da multidão, a imagem perfeita da heroína."
•“Continuo tendo o mesmo entusiasmo pelo mundo da moda.”
•“O vermelho é fascinante, é vida, sangue da morte, paixão, amor, a cura total da tristeza.”
•"A mulher fica classicamente bem vestida e bonita, sem jamais ficar ridícula".
•"O vermelho é o meu preto"
Próxima quinta coleeeega, você poderá ler aqui sobre Alexander McQueen ô/