Esse post vem com tudo e com um tema muito comum, mas que poucas pessoas repararam: O avanço das havaianas. Quem nunca usou, que escreva o primeiro comentário! Sinceramente... é muito bom usar uma, pois com havaianas é o seguinte: na balada, você se sente em casa, no bar, você se sente em casa, mas em casa... você se sente deslocada. HAHAHA.
Elas surgiram em Junho de 1958, inspiradas na Zori, aquelas sandálias japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada (a mesma utilizada na produção de tatame) e que é usada com os quimonos,sabe? Mas a versão brasileira trazia um diferencial: Eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que garantia calçados duráveis e confortáveis. O primeiro modelo foi a com tirinhas e laterais azuis. Clássico, né? Não eram bonitas, concordo, mas o que chamava a atenção era seu preço muito barato.
O primeiro público das havaianas foi a classe mais pobre, tornando-se o chinelo do povão, e claro que a empresa querendo aumentar seus horizontes, quer dizer, seu público alvo, lançou em 1991 o modelo havaianas sky com cores fortes e mais altinhas, dando a impressão que seria para classes mais 'altas'. Pra divulgar, espalharam propagandas de grande porte com artistas famosos, e que até hoje, particularmente eu acho que os comerciais das ditas cujas são o M-Á-X-I-M-O. Depois da sky, desembestou de vez, tooodo assunto que surgia eles inventavam um novo modelo de havaianas, como a olimpic, com referencia as olimpíadas de Atlanta. Bom desde seu aparecimento, as Havaianas evoluíram dos modelos simples de chinelo de enfiar no dedo, que continuam a ser um sucesso de vendas, para designs mais elaborados com aplicações e formatos variados. Recentemente foi lançado um modelo que inclui um salto alto. O bom é que eles colocam nomes txuki txukis para cada uma, e já que o mundo tá se acabando estão fazendo modelos que contribuem com a preservação da natureza. Ficou curioso? Então olha o nome de algumas: Baby, Brasil, Cartunistas, Estampadas, Flash, High, Ipê, Joy, Kids , Menina, Menina, Socks, Surf... e por aí vai uma lista
A marca definitivamente não para! Como se não bastasse os trilhares de lucro que conquistam, ainda vão por outros ramos. A expansão na linha de produtossandálias, meias e toalhas) teve continuidade em 2008, quando no mês de novembro a marca lançou oficialmente no mercado uma linha de bolsas. Serão, inicialmente, 8 modelos em cores, tamanhos e formatos diferentes. Tem a Mega, ideal para quem ama levar todo o armário na bolsa; a Side, inspirada no modelo carteiro; a Tote, espaçosa e com base reforçada; a Zip com vários zíperes e um compartimento coringa para guardar toalhas ou jaquetas e a Saco com alças iguais as das tiras da sandália - ideal para quem gosta de carregar somente o necessário. As preciosas são feitas em 100 % algodão e com estampas de mini havainas, garantindo um charme extra com o chaveirinho de chinelinho, o difícil é que só será comercializada em 60 pontos pelo Brasil todo, o que torna mais difícil de achar, mas a internet está aí pra isso mesmo! FikDik ;)
Após tantas revoluções da marca... teve portanto o início da exploração pelo exterior. Esse 'Plim' veio pelo fato de ser um produto tipicamente brasileiro, colorido, e sem concorrência interna ou externa.As danadas se tornaram tão famosas, mas tão famosas que subiram aos desfiles, sob os pés de modelos do estilista Jean-Paul Gaultier. Nada melhor pra bombar as vendas e criar uma imagem requintada da sandália.
Outro evento importante para divulgação da marca no exterior ocorreu em 2003 quando foram distribuídas HAVAIANAS aos indicados ao Oscar. Dois meses antes da cerimônia, a empresa desenvolveu um modelo sofisticado, decorado com cristais austríacos Swarovski e guardado em caixas especiais com o nome dos atores imitando os símbolos estampados na calçada da fama de Hollywood. Paralelamente, a fábrica entrou em contato com os agentes das 61 celebridades indicadas ao prêmio - entre elas, Jack Nicholson, Nicole Kidman e Renée Zellweger - para saber que número calçavam. No dia seguinte à premiação, todos receberam sua sandália. Iniciativas como essa ajudaram a Alpargatas a vender 1 milhão de pares de HAVAIANAS aos varejistas americanos neste ano. Nos últimos anos, a receita gerada pela exportação do produto praticamente quadruplicou. A piquerrucha é MUITO linda, pena que eu não ganhei... MÃÃÃS quem se importa?
Enfim pessoal, agora vocês desfrutaram de explicações básicas dessas tetéias que são as Havaianas... e confeso, sou VICIAAAADA nelas. E paro por aqui, porque só nesse post já tô com prejuízos previstos para minha mãe :X Espero que tenha gostado.
By.: Txu :*